Ter um software financeiro pode fazer o seu negócio ter muito mais rentabilidades, desde que se use estratégia!

10 em cada 10 gerentes financeiros desejam aumentar a rentabilidade da companhia em que atuam. Essa tarefa fica muito mais fácil com o auxílio de um software financeiro e é bem provável que você já tenha consciência disso, não é mesmo?

Porém, apenas utilizar um software financeiro para as suas funções básicas, como o fluxo de caixa e a catalogação de despesas não é suficiente! Existem algumas boas práticas que podem ser colocadas em ação para que a rentabilidade realmente seja aumentada.

Veja como potencializar o uso do software financeiro para aumentar a rentabilidade

A grande maioria dos usuários de software financeiro usam o programa apenas para funções básicas. Faça a diferença! Utilize todo o potencial que esses programas oferecem. Veja como, agora!

1. Obtenha insights que aumentam as vendas

Se você não está aproveitando a sua análise de relatórios financeiros para entender melhor os seus clientes, está perdendo uma grande oportunidade de fechar mais vendas.

Grande parte dos softwares financeiros oferece rastreamento de estoque, que mostra quais são os produtos mais vendidos e os que têm menos rotatividade nas prateleiras.

Sendo assim, você pode utilizar esses dados para gerar insights, como fazer promoções de “queima de estoque” dos itens que vendem pouco e focar naquilo que realmente traz resultados positivos para o caixa da empresa.

2. Garanta um bom relacionamento com os clientes

“Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo”. Essa frase é de Philip Kotler, considerado por muitos como o pai do marketing. Mas o que isso tem a ver com o software financeiro de uma empresa?

Simples! A maioria desses programas possibilita o armazenamento de dados dos consumidores, tais como o endereço de e-mail, o número do telefone, o local de residência, etc.

Essas informações podem ser utilizadas de forma estratégica, como o envio de promoções personalizadas quando um cliente estiver de aniversário ou em uma data comemorativa como o Natal e a Páscoa, por exemplo.

Ao utilizar os dados como meio estratégico para melhorar o relacionamento com os clientes, você estará estreitando os laços e garantindo que eles voltem a comprar da empresa em outras situações.

3. Utilize os dados gerados no planejamento estratégico

Não é apenas o marketing que se beneficia dos dados gerados por um software financeiro, mas também o planejamento estratégico. É importante que as informações geradas em planilhas, como o fluxo de vendas em determinada época e o ticket médio de cada época sejam considerados ao esquematizar uma matriz SWOT, por exemplo.

Os dados, como a curva de vendas de determinado produto, podem ser úteis para que você saiba como fazer uma melhor gestão de fornecedores. De tal modo, comprará apenas aquilo que traz resultados mais positivos para o negócio.

Esse tipo de ação garante que a empresa não tenha só uma boa lucratividade, mas sim uma rentabilidade adequada, ou seja, um alto retorno sobre os investimentos realizados.

4. Não pense no software financeiro apenas como uma solução para contabilidade

Gestores de empresas experientes dão o primeiro passo em direção a uma melhor rentabilidade quando deixam de pensar no software financeiro como simplesmente uma solução de gerenciamento e passam a enxergá-lo como uma ferramenta para negócios.

É preciso ter uma visão holística sobre todas as áreas da organização, uma vez que cada uma delas funciona como uma peça, que faz com que a venda seja efetivada no final do processo.

Deve-se buscar meios para melhorar as estratégias de venda, utilizando as informações que são geradas no sistema utilizado. Jamais adquira um programa apenas para mudar a forma como são realizadas as ações operacionais.

Lembre-se que os softwares são os responsáveis pelas atividades operacionais e burocráticas. As ações estratégicas devem partir dos seres humanos!

Por isso, utilize as informações geradas pelo software financeiro de maneira estratégica e tenha mais resultados positivos para o seu negócio, seja ele do ramo da indústria, seja ele do varejo.

Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes como este no seu e-mail.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.

Fale conosco