A chave para o sucesso do seu negócio não está somente na qualidade do seu produto ou serviço. Saiba como construir um relacionamento duradouro com clientes.

O relacionamento duradouro com clientes é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes para iniciar e sustentar um negócio de sucesso. Sem consumidores recorrentes, as empresas tendem a enfrentar diversos problemas financeiros e têm grande dificuldade de se manterem no mercado.

É por isso que quanto mais bem-sucedido você é em compreender e formar relacionamentos com seus consumidores, mais êxito você terá nas estratégias de crescimento de sua pequena empresa.

Confira a seguir algumas dicas essenciais que irão lhe ajudar a construir um relacionamento duradouro com clientes!

1. Conheça seus clientes

Mesmo que você tenha uma boa compreensão de onde seus clientes estão vindo e do que eles precisam de você, ainda é preciso surpreendê-los e encantá-los. Há várias maneiras de alcançar esse objetivo, mas para isso é preciso conhecê-los melhor.

Considere deixar que suas interações fiquem um pouco mais pessoais e customizadas. Isso cria uma identificação do cliente com a sua marca. Mas, como fazer isso? A resposta é analisar dados e mais dados.

Atualmente, as empresas tem buscado nos dados coletados na internet uma forma de conhecer melhor seu público-alvo e sua jornada de compra para, assim, criar uma experiência positiva.

Isso, dentre outras coisas, ajuda a construir um relacionamento duradouro com clientes, garantindo a sua fidelização.

2. Gerencie os dados dos clientes adequadamente

Como vimos, para conhecer melhor seus clientes é preciso ter uma estratégia baseada em dados. No entanto, é preciso cautela.

Primeiramente, é muito importante que você tenha consentimento para coletar os dados pessoais. Isso porque, recentemente, foi aprovada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que determina que os usuários devem permitir que as empresas armazenem e utilizem suas informações.

Segundo, é de extrema importância que a sua empresa siga todos os procedimentos para garantir a segurança dessas informações coletadas. Atualmente, existem diversos tipos de ameaças e o vazamento de dados pessoais pode afetar negativamente a reputação da sua empresa e é um fator que pode impedi-lo de construir um relacionamento duradouro com clientes.

Finalmente, você precisa utilizar ferramentas tecnológicas adequadas que lhe forneçam insights e análises precisas para que você possa utilizar todos os dados coletados em suas estratégias de negócio.

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3. Antecipe-se às necessidades do cliente

Construir um relacionamento duradouro com clientes não é apenas uma mudança inteligente do ponto de vista de marketing. Essa estratégia também ajuda você a se antecipar às necessidades dos consumidores e a realizar ajustes contínuos para melhorar seus negócios ao longo do tempo.

Quando você se dedica a conhecer verdadeiramente seus clientes, você estará a par de suas verdadeiras necessidades e preferências. Assim, você estará em uma posição melhor para garantir que eles estejam satisfeitos com seus produtos ou serviços, além de alinhar-se a novas oportunidades.

4. Busque ter uma comunicação excepcional

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Comunicação oportuna e eficiente é fundamental para construir relacionamento duradouro com clientes. Para isso, é preciso que você entenda o perfil do seu público-alvo para definir qual o meio mais adequado para manter contato.

Nesse processo, é importante que você “alimente” essa relação, seja enviando ofertas exclusivas, felicitando-os em datas comemorativas, oferecendo conteúdos informativos, etc.

Atualmente, uma das formas mais efetivas de manter uma comunicação constante com seus clientes é a presença nas redes sociais.

Por lá, você consegue responder perguntas, publicar ofertas e novidades e muito mais. Para construir um relacionamento duradouro com clientes é muito importante estar disponível para que eles possam entrar em contato com sua empresa sempre que necessário.

5. Exceda as expectativas

Seus clientes esperam ótimos produtos ou serviços de você, além de ótimo atendimento. Você deve ir além e se esforçar para oferecer uma experiência de compra marcante. Existem muitas formas de conseguir isso. Alguns exemplos são:

  • Adotar uma estratégia omnichannel: Os clientes gostam das facilidades de uma loja on-line para consultar preços e disponibilidade de produtos, mas não abrem mão de uma experiência física. Isso porque, muitos deles, gostam de ver, tocar, experimentar o produto antes da compra.

  • Entregar antes do prazo: É importante que sua empresa se esforce para cumprir os prazos de entrega informados. Atrasos são extremamente prejudiciais para a imagem da empresa. Por outro lado, entregar antes do previsto é um fator que surpreende seus consumidores e pode gerar muitas críticas positivas em seu site ou redes sociais.

  • Recompensar clientes recorrentes: Incentive que seus clientes façam cadastro em sua empresa, por meio de programas de recompensa. É uma forma de você ter mais acesso a dados e também uma maneira de surpreender aqueles que são mais fieis à sua marca. As possibilidades são muitas: você pode oferecer brindes, descontos especiais, cashback, etc.

  • Oferecer diversas opções de pagamento: O setor de pagamentos sofreu grandes mudanças nos últimos tempos. Além da quase extinção do cheque, houve uma popularização dos cartões e, mais recentemente, o surgimento dos meios digitais de pagamento. Oferecer diversas opções para que o cliente possa escolher a que lhe for mais conveniente também é uma forma de encantá-lo.

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Impressionar e encantar seus clientes é uma forma de garantir que eles continuarão voltando.

6. Valorize o feedback

Receber uma reclamação sobre seu produto ou serviço pode parecer a pior coisa que pode acontecer com sua empresa, já que pode manchar sua reputação. No entanto, ela é uma excelente oportunidade para transformar uma experiência negativa em positiva.

É preferível que o cliente se dirija a você diante de um problema, pois, assim, você tem a chance de reverter a situação e cativá-lo ainda mais.

Por isso, você deve manter canais abertos para que seu cliente possa reclamar (ou fazer elogios). Diante de uma crítica, é importante dispensar um tratamento cauteloso, mas preocupado em resolver o problema.

Obter feedbacks é uma ótima maneira de identificar pontos de melhoria em produtos e processos.

7. Mantenha a casa em ordem

Para que sua empresa consiga investir em soluções que a ajudem a construir um relacionamento duradouro com clientes ela precisa contar com uma organização administrativa e financeira.

Somente assim você conseguirá, por exemplo, determinar budgets adequados para ações de marketing, definir os descontos que podem ser oferecidos, ter controle adequado sobre os diferentes meios de pagamento, etc.

Nesse sentido, vale ressaltar a importância do uso de ferramentas tecnológicas, como um software de gerenciamento financeiro. Assim, além de conseguir reduzir custos, você terá um ambiente propício a investir na construção de um relacionamento duradouro com seus clientes.

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