Veja 7 KPIs financeiros que não contaram ser importantes para o seu negócio!

É bem provável que você já saiba o que são KPIs financeiros, não é mesmo? Afinal, os gerentes de finanças das companhias costumam acompanhar diversos deles, para monitorar o desempenho das suas atividades.

Nosso objetivo, com este artigo, é ir mais além e mostrar exemplos de métricas que não são tão comuns de serem acompanhadas, mas que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Interessado? Então leia agora!

Veja agora os KPIs financeiros que você deve acompanhar!

KPIs-financeiros-que-deve=acompanhar

1. Quick ratio

O Quick Ratio, conhecido por alguns como teste ácido, é uma taxa que indica se uma empresa tem ativos de curto prazo suficientes para cobrir os seus passivos no futuro.

Trata-se de um indicador que fornece uma visão geral mais precisa da saúde financeira, uma vez que ignora os ativos líquidos, como o estoque, por exemplo.

A fórmula do quick ratio é a seguinte:

QUICK RATIO = TOTAL DE DINHEIRO + CONTAS A RECEBER + INVESTIMENTOS DE CURTO PRAZO


PASSIVO CIRCULANTE

2. Índice de dívida no patrimônio líquido

O índice de dívida em relação ao patrimônio líquido mede como a sua empresa está financiando o seu crescimento e com que eficácia você está usando os investimentos dos acionistas.

Um alto índice de dívidas sobre o patrimônio mostra que a empresa cresce, mas em contraponto alimenta o acúmulo de dívidas. É preciso manter os índices de dívidas bastante baixos, evitando contratar empréstimos para pagar outras dívidas, por exemplo.

3. Taxa de erro de pagamento

Quando falamos em KPIs financeiros que poucas empresas observam, não podemos deixar de fora a taxa de erro de pagamento, que traz consequências graves para as companhias, caso o monitoramento não seja feito de forma adequada.

A taxa de erro de pagamento exibe a porcentagem de contas recebidas ou cobranças enviadas, que não foram concluídas devido a erros de processamento. Na maioria dos casos, as falhas acontecem pela falta de aprovação, documentação deficitária ou falta de referências sobre o assunto.

Se a taxa de erro de pagamento de uma empresa aumentar com o tempo, isso indica que já é hora de ela revisar o seu sistema utilizado para as finanças.

4. Variância dos orçamentos

As suas projeções orçamentárias são realistas? É isso que o KPI de variância dos orçamentos avalia. Ele compara todos os projetos orçados com os totais de orçamentos operacionais reais.

Esse índice faz com que as empresas possam prever com mais eficiência as suas necessidades orçamentárias, analisando e calculando as diferenças entre as suas projeções e os dados reais.

5. Dias de vendas pendentes

A métrica de dias de vendas pendentes mostra a quantidade de dias que são necessários para que os clientes paguem por um produto ou serviço que adquiram. Se uma compra é feita parcelada em vários meses, por exemplo, a empresa só poderá contar com tal valor, depois que o cliente arcar com o pagamento de todas as parcelas.

Quando menor o índice de dias de vendas pendentes para uma empresa menor. É por isso que as vendas à vista devem ser sempre incentivadas, por meio de descontos ou distribuição de brindes, uma vez que você garante que o cliente pagará por aquilo que comprou.

6. Custo total da função financeira

O custo total da função financeira mostra a relação entre o custo total das atividades de uma empresa e a sua receita. Eles incluem despesas de pessoal, de gerenciamento de sistemas, bem como outras despesas gerais.

Um estudo realizado pelo instituto APQC apontou que as empresas com melhor desempenho tem um custo total da função financeira de 0,6%. Já as organizações inferiores têm o custo médio de até 2%, um índice muito maior.

As empresas que desejam melhorar, nesse sentido, precisam adotar tecnologia e softwares de gestão financeira para automatizar e otimizar os seus processos de negócios.

Esses são alguns dos KPIs financeiros que todo gerente precisa saber. Coloque-os em prática que a sua empresa tenha mais resultados positivos.

Continue aprendendo! Leia agora o nosso post que mostra como economizar usando um software de gestão financeira. Confira!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.

Fale conosco