Entenda como a falta de produtividade financeira faz o seu negócio perder dinheiro e como reverter a situação.

Será que a sua empresa está perdendo dinheiro pela falta de produtividade financeira? Você poderá se surpreender ao descobrir o quanto pode estar deixando de lucrar por realizar alguns processos de forma manual e não automatizada!

Um estudo realizado pela American Productivity and Quality Center mostrou que os custos de mão de obra praticamente dobram para as empresas que não praticam a automação, utilizando um software financeiro, por exemplo.

Saiba mais!

Entenda como ocorre a falta de produtividade financeira

Muitos tomadores de decisões financeiras não percebem que os processos de faturamento manual podem custar até mesmo a sobrevivência de seus negócios no mercado.

A falta de produtividade financeira acontece por diversos fatores. É necessário estar atento a eles para descobrir se a companhia está ou não perdendo dinheiro. Para ajudá-lo nesse trabalho, listamos os principais. Confira!

SISTEMAS FINANCEIROS DESATUALIZADOS

Não basta ter um software de gestão financeira para combater a falta de produtividade no setor! Muitos programas já se tornaram obsoletos e é por isso que você precisa contratar um sistema que esteja sempre implementando novidades e novas versões.

Antigamente era comum que existissem vários programas para diferentes finalidades. Assim, a empresa teria que ter um software para o fluxo de caixa, outro para a gestão do estoque, um terceiro para elaborar orçamentos, etc.

Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, a ideia é que tudo se unifique em um único programa. De tal modo, o gestor financeiro terá uma visão holística de todos os processos da empresa, podendo verificar gargalos e identificar fatores que demonstram que o dinheiro está sendo perdido.

FALTA DE ORGANIZAÇÃO

Uma pesquisa feita pela Brother International concluiu que uma semana inteira de horas é perdida todos os anos por funcionários tentando localizar arquivos físicos ou então armazenados na nuvem ou em um data center da empresa.

Isso tudo gera falta de produtividade financeira e mostra mais uma vez como o uso de um software de gestão financeira adequado é importante para que as informações fiquem centralizadas e fáceis de serem encontradas pelos colaboradores das companhias.

TAXAS DE SERVIÇO QUE PASSAM DESPERCEBIDAS

Os bancos são especialistas em inventarem taxas extras de serviços que muitas vezes nem são utilizados pela empresa. O mesmo vale para a sua fatura telefônica, que pode ter um plano com valor mais alto do que você realmente necessita, tendo em vista que, hoje em dia, praticamente todas as chamadas de voz podem ser feitas por Voip.

Pode não parecer, mas por menores que sejam essas taxas, elas impactam no financeiro dos negócios. Por isso, é preciso ter um sistema em que tudo possa ser monitorado, nos mínimos detalhes.

Assim, será possível cancelar os serviços que não são utilizados e diminuir as despesas da companhia. Afinal, as taxas de serviço que passam despercebidas representam um dos fatores que mais geram falta de produtividade financeira para as empresas.

Saiba como reverter a falta de produtividade financeira

Reserva Financeira

No momento atual os negócios são acelerados de tal forma que as organizações de todos os setores estão sob pressão para fazer mais com menos. Isso significa que as empresas não podem se dar ao luxo de desperdiçar oportunidades de liberar o seu capital de giro e otimizar os processos de faturamento.

Descobrir como simplificar tudo isso é mais simples do que parece em um primeiro momento. Conforme explicamos, os softwares de gestão financeira modernos podem contribuir muito nesse sentido e fazer com que as companhias tenham mais resultados positivos em suas áreas contábeis.

Com as atividades automatizadas, será necessário ter menos colaboradores realizando tarefas operacionais. Também será possível identificar erros, evitar o retrabalho e a perda de tempo para consertar falhas. A diminuição dos gastos com o pagamento de horas extras, portanto, também será deixado de lado.

Essa é a principal forma de reverter a falta de produtividade financeira. Agora a escolha é sua! Vai continuar perdendo dinheiro por conta disso ou tomar as medidas cabíveis para virar o jogo? A segunda opção é certamente a melhor!

Para começar a virada, recomendamos a leitura do nosso artigo que apresenta 4 dicas incríveis para alcançar a eficiência financeira. Ele traz ideias muito interessantes para aplicar no seu negócio!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.

Fale conosco