A indústria 4.0 está diretamente ligada com a lucratividade das empresas. Explicamos os detalhes neste artigo!

De tempos em tempos, a indústria se renova. Foi assim quando as máquinas a vapor ganharam força na época da Revolução Industrial, por exemplo. O mesmo aconteceu na década de 1990, quando a informática evoluiu e começou a ser utilizada, com os computadores substituindo o uso do papel.

Agora o assunto da vez é a indústria 4.0, que mais uma vez pretende revolucionar o setor. Mais do que isso, ela fará com que a lucratividade da empresa seja aumentada, desde que corretamente implementada. Continue a leitura e entenda!

Entenda o que é a indústria 4.0

entenda-o-que-industria-4-0

A indústria 4.0 nada mais é do que a aplicação das novas tecnologias, tais como a internet das coisas e a inteligência artificial nas empresas. Isso fará com que as fábricas se tornem cada vez mais inteligentes e as tarefas operacionais automatizadas.

Convém lembrar que, a indústria 4.0 não pretende acabar com a mão de obra humana, mas sim automatizar as atividades mais burocráticas, com os colaboradores humanos sendo responsáveis por ações mais estratégicas. Isso tudo reflete na economia ao desempenhar atividades!

Saiba quais são os princípios da indústria 4.0

Não podemos falar em indústria 4.0 sem mencionar os princípios que norteiam essa atividade. De acordo com estudiosos da área, são 5 os fatores que norteiam os novos modelos de gestão. Saiba mais:

OPERAÇÃO INSTANTÂNEA

A tomada de decisões agora pode ser feita por meio da análise de dados gerados de maneira imediata, como é o caso das ferramentas de Big Data.

VIRTUALIZAÇÃO

Todos os movimentos da indústria podem ser acompanhados pelos seus gestores, mesmo que a distância. Isso é possível graças a tecnologia da computação em nuvem, que permite que os dados sejam acessados de qualquer local.

DESCENTRALIZAÇÃO

O processo produtivo deixa de ocorrer em um único sistema, como as linhas de produção. Agora as atividades podem ser descentralizadas e não são raros os casos de trabalhadores remotos, que desempenham as suas atividades de casa, sem precisarem ir até a sede da companhia.

ORIENTAÇÃO A SERVIÇOS

Na indústria 4.0, o consumidor é mais ativo e tudo é feito com orientação a serviços. Canais de comunicação, como as redes sociais, deixaram as empresas mais transparentes e agora os clientes gostam de acessar conteúdos que mostre as etapas de fabricação de algo, por exemplo.

MODULARIDADE

As máquinas permitem que programações mais flexíveis sejam realizadas, atendendo a demandas específicas, como com um design único para cada cliente da indústria.

Veja como a indústria 4.0 impacta a lucratividade

A lucratividade de uma empresa é diretamente impactada pela indústria 4.0. Muito disso acontece por conta da otimização dos processos, que são feitos mais rapidamente e demandando menos custos.

Porém, não se limita a isso. Observe alguns fatores que fazem com que a sua lucratividade aumente com as novas tecnologias:

REDUÇÃO DOS ERROS

Os computadores e robôs são totalmente menos suscetíveis a erros do que os seres humanos. Logo, será gasto menos tempo com retrabalho para corrigir atividades feitas de forma errada.

Exemplo disso pode ser visto na contagem das peças feitas por um robô. Ao contrário de um humano, a inteligência artificial não “perderá as contas”. Assim, todos os registros serão feitos de forma correta.

AUMENTO DA SEGURANÇA

As indústrias precisam lidar com questões delicadas, como o registro de patentes e protótipos de produtos. Esses dados precisam estar seguros e não podem vazar de forma alguma.

Em sistemas de gestão dotados com a criptografia, esse tipo de problema deixa de ocorrer.

Eles funcionam como uma espécie de camada de proteção para as linhas de programação dos softwares. Assim, pessoas não autorizadas não conseguirão acessar os dados e roubá-los, causando prejuízos para a companhia.

A indústria 4.0 e a lucratividade têm uma relação mútua, em que uma decorre em consequência da outra. Além disso, ao adotar o uso de novas tecnologias, as empresas se destacam em relação às concorrentes. Isso gera vantagem competitiva, algo essencial para obter mais lucros.

Uma das maneiras de começar a implementar a indústria 4.0 é usando um sistema de gerenciamento. Saiba mais em nosso post que mostra o por que usar um bom software de gestão na empresa.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.

Fale conosco